terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atividade - Verbos

ATIVIDADE VERBOS

Dizem por aí que quem quer ter um amor eterno deve levar a pessoa amada à “Gruta dos Amores”, para beber a água da fonte.

Segundo os índios, os poderes dessa água vêm de uma história de amor entre Poranga e Itanhantã.

Complete o texto a seguir, escrevendo os verbos que estão entre parênteses no tempo correto e conheça a lenda indígena Gruta dos Amores.

Itanhantã ................................. (ser) um índio valente que costuma ............................................. (sair) para pescar e caçar na Baía de Guanabara – Rio de Janeiro. ..................................................(fazer) isso todos os dias e, ao terminar sua tarefa, .................................................. (descansar) à sombra de uma gruta fresca.

Poranga, uma linda indiazinha, diariamente .......................................... (preparar) o almoço de Itanhantã. Um dia, a índia pensou: “Desta vez ele vai se .................................................... (apaixonar) por mim. ........................................ (fazer) um prato bem saboroso, e tenho certeza de que vou atraí-lo.”

Mas Itanhantã ............................................ (chegar) e não ............................. (dar) importância à moça. Poranga ............................................. (subir) na pedra, ................................................ (chorar) e ......................................... (cantar).

E isso se .................................................. (repetir) por muitos e muitos dias. Até que, numa tarde, as lágrimas de Poranga .......................................... (amolecer) a pedra e .............................................. (abrir) um buraco.

As lágrimas ................................................ (cair) nos olhos de Itanhantã, que se apaixona pela indiazinha. Seu choro se transforma na fonte de água que ........................................ (existir) na Gruta dos Amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário